Vargas, um mini Hitler.

O período que antecedeu à Segunda Guerra foi marcado por dificuldades econômicas e políticas no mundo todo, tratava-se de uma crise do liberalismo, tanto em nível econômico quanto político.

Foi nesse contexto que Vargas ascendeu ao poder no Brasil, na Revolução de 30 – que na verdade foi um golpe militar protagonizado pelo movimento tenentista e seus simpatizantes. Alguns anos depois, em 1937, Vargas impôs ao Brasil a ditadura do Estado Novo.

No Estado Novo assistiu-se ao fechamento dos partidos e sindicatos, ampla propaganda do governo, perseguição aos opositores através de uma polícia secreta, prisões e assassinatos. Muito semelhante ao que aconteceu no regime de Hitler na Alemanha. Inclusive as propagandas de governo lá e cá eram muito parecidas.

Vargas e a maioria dos ministros do Estado Novo tinham simpatia pelos regimes fascistas europeus. Afora isso, a Alemanha era grande parceira comercial do Brasil na época, perdendo por pouco em volume de comércio com nosso país para os Estados Unidos.

vargasxhitler1

 

Deixe um comentário